O Cisne Negro

A Teoria do Cisne Negro

Black Swan

A Teoria do Cisne Negro não tem nada a ver com balet ou filme de cinema. Ela foi criada em 2001 por um bilionário investidor americano de origem libanesa. A teoria foi detalhada num livro nada fácil e por pouco não desistia pelas metades. Mas ao final uma coisa ficou certa: o sujeito é o cara.

Segundo a Teoria do Cisne Negro, há certos eventos imprevisíveis e capazes de mudar o destino de um ser humano, de uma sociedade ou de uma geração inteira. O que caracteriza esses eventos, explica Nassim Nicholas Taleb, é que ficamos desnorteados e tentamos compreendê-los com racionalizações apressadas, que ignoram informações relevantes. Em outras palavras, arranjamos uma explicação que conforta nossa mente confusa ante o inesperado, mas essa explicação é falsa. Somos, em seguida, atropelados pelas consequências do evento, sem sabermos de onde veio o maldito trem que passou por cima de nós.

Um evento Cisne Negro pode ser bom ou mal. No primeiro caso, nossa incompreensão impede que aproveitemos as oportunidades que oferece. No segundo, a mesma incompreensão pode trazer a tragédia. Podemos evitar o erro, se resistirmos a tentação de explicar o evento com as primeiras obviedades que aparecem em nossa cabeça. Ocorreu um Cisne Negro na Revolução Francesa, quando os nobres acreditaram que a revolta do povo era passageira e seria resolvida com a usual repressão de seus líderes. Imagine o mundo na véspera dos eventos de 1914 e como poderíamos adivinhar o que viria em seguida. outro Cisne Negro no fim da União Soviética com a consequente derrubada do muro de Berlim. Na natureza, o tsunami de dezembro de 2004 que atingiu a Indonésia e mais onze países e que matou mais de 220 mil pessoas é outro Cisne Negro.

Mas porque Cisne Negro? Antes de a Austrália ser descoberta, todos os cisnes do mundo eram brancos. A Austrália, onde existe o cisne negro “cygnues atratus”, mostrou a possibilidade de uma exceção escondida de nós, da qual não tínhamos a menor idéia.

Estamos vivendo nestes dias um autêntico Cisne Negro, com tudo que nele encerra suas teorias. Quem pensava nestas manifestações e vandalismos há uma semana atrás? Como todo Cisne Negro, vai demorar ainda algum tempo para entende-lo melhor e saber suas consequências.

 

 

Cisne Negro